Atrações | Cia Tribo - Oficina Dança Afro

compartilhar facebook twitter

Cia Tribo - Oficina Dança Afro

Vivência com Oficina de Dança Afro + Intervenção Artística na última aula
 
Visando a valorização da cultura afro descendente, o nosso objetivo é resgatar através da Dança, Canto e Música, o que existe de mais genuíno dentro das artes negras africanas no Brasil. 
O objetivo desta vivência é também dar oportunidade de conhecimento, suporte e formação, visando não somente o aproveitamento técnico do ponto de vista acadêmico, mas, sim, o trabalho de estímulo, criatividade, sociabilidade e acima de tudo, cidadania do indivíduo.
Divulgar a influência da miscigenação cultural, permitindo assim um intercâmbio entre as suas vertentes no mundo, valorizando a sua diversidade. 
Provocar questionamentos, despertando o reencontro interior – corporeidade - sem perder as perspectivas da Dança.
 
Por que Dança Afro? - A herança cultural do nosso país possui raízes muito fortes, sua divulgação deve fazer parte da grade curricular na formação educacional das crianças e adolescentes, dando a oportunidade da descoberta dos próprios limites pessoais, respeito a si mesmo e ao próximo, preparando-os a protagonizar, individual e coletivamente, uma sociedade mais justa, sadia e harmoniosa. A fonte africana é presente em 80% na nossa formação, razão determinante do fascínio e da multi criatividade de movimentos que resultam em passos de dança, nos fornecendo uma fonte cristalina de riqueza, não apenas do ponto de vista Folclórico, mas sim com o intuito de identificar na ancestralidade a trajetória de uma cultura que se renova sem perder suas raízes.  
 
Metodologia - Aula prática, com música ao vivo, com introdução teórica para que os participantes atuem durante a aula através de ensino de valores, baseado em treinamentos de habilidades básicas.
 
Formação - Solange Ferreira + 2 assistentes + 3 percussionistas
Carga Horária - 2 horas de aula / quinta, sexta ou sábado ou 01 final de semana no mês
Necessidades Técnicas – Local arejado (não há necessidade de espelhos) + 01 head set + 01 microfone para voz + 03 microfones para percussão + PA compatível com local
Público Alvo - adolescentes e adultos, a partir de 12 anos. Grupos de Capoeira, Instituições Sociais, Escolas, Professores, Educadores Atores, Bailarinos, Dançarinos, Escolas de Samba.
Número de Participantes - Mínimo 20 e máximo 40 participantes, a partir de 12 anos
 
CIA TRIBO
A Cia. Tribo desenvolve um trabalho de pesquisa, resgate e divulgação da cultura afro através da Dança. Em parceria com o Centro Cultural Africano traz uma linguagem e visão contemporânea que evidencia a força da identidade cultural brasileira, permitindo assim um intercâmbio entre o Brasil e as vertentes da cultura afro no mundo.
Sem perder de vista o foco principal, o gosto pela música e dança, busca a continuidade de uma obra através dos tempos: a importância da preservação da herança afro-brasileira  e suas influências e adaptações no decorrer da história, perpetuando-se através de mensagens de otimismo e respeito, tudo isso com uma boa dose de alegria, combustível do artista contemporâneo.
A Cia. Tribo vem mostrar, com seu trabalho, uma leitura diferenciada da cultura enquanto entretenimento, com excelência técnica e inserção popular, contagiando o público com alegria, cadência, tradição e brilho, através de releituras de seus afro-sambas, danças regionais e urbanas, salsas, merengues, enfim, toda brasilidade, africanidade, latinidade e humanidade, resultando numa Dança Expressiva e Interativa. É isso que a Cia. Tribo retrata através da versatilidade de seus integrantes.

 

11-9-8207-2113 • contato@articulartes.com.br
Compartilhar   Facebook Twitter